Para quem ainda não sabe a sigla PME significa pequena e média empresa. O termo é utilizado para classificar o porte de uma empresa de acordo com o número de empregados. No blog de hoje vamos falar sobre os maiores desafios que as PME (pequenas e médias empresas) enfrentam no Brasil para atuarem no mercado de exportação. 

Quais são os desafios da PME (pequenas médias empresas) na exportação?

Segundo o Anuário do Comércio Exterior Brasileiro, o ano de 2021 destaca-se pelo início da recuperação da economia mundial dos efeitos causados pela pandemia da Covid-19.  O comércio exterior foi essencial para esse resultado, tanto para o Brasil quanto para a economia mundial. A OMC aponta ainda que o comércio internacional de bens cresceu 10,8% em volume em 2021. No caso brasileiro, tivemos um recorde na corrente de comércio de US $500,04 bilhões. Alcançando assim o maior saldo comercial já registrado na série histórica, de US $61,2 bilhões.

Segundo o Sebrae, analisando as empresas que fazem exportação ou importação de produtos no Brasil, 40% têm porte de PME. Portanto, podemos dizer que as possibilidades e oportunidades de crescimento e expansão para as PME são grandes. Listamos por aqui os principais desafios que os donos de pequenas e médias empresas enfrentam para participar dessa movimentação no mercado de exportação.

Gestão das PME

A grande maioria dos proprietários de pequenas e médias empresas podem ser considerados o gestor e centralizador de todas as decisões da empresa, desta maneira nem sempre conseguem manter os melhores padrões de gestão. A escolha em atuar no comércio exterior é uma escolha estratégica que absorve a atenção e exige que todas as áreas funcionais da empresa estejam trabalhando dentro de regras e do seu melhor potencial, para que a empresa seja competitiva, tanto no mercado doméstico como nos mercados externos.

Atualização Tecnológica

Para atuarem no mercado de exportação, as PME precisam investir em tecnologia! Se você tem como planejamento estratégico para sua empresa atuar no mercado de exportação, saiba que para participar do mercado externo com produtos competitivos tecnologicamente, com a oferta dos concorrentes internacionais ou para modernizar seus processos de produção visando aumentar a produtividade e qualidade, precisará se manter atualizado tecnologicamente.

Adequação do produto ao mercado externo

Para ser apresentado no mercado internacional, na maioria das vezes o mesmo produto vendido no mercado doméstico sofre adaptações no seu design, matéria-prima, acabamento, cores, dimensões e até mesmo na quantidade de produto por embalagem. As PME precisam estar atentas e preparadas para se adaptar a todas as exigências do mercado de exportação.

Normas e certificações

Outro desafio que destacamos para as PME seriam as possíveis exigências nas alterações e nas embalagens dos seus produtos, para atender a demanda e preferência dos consumidores do mercado externo. Além disso, é necessário conhecer as normas técnicas dos países de interesse para a adaptação do produto de acordo com as normas e especificações técnicas do país de destino e obter as certificações de adequação dos produtos.

Financiamento da venda e da produção

Para atuar no mercado de exportação as PME precisam de uma demanda maior de capital de giro, pois sofrerão algumas alterações no prazo do ciclo de produção, comercialização e recebimento do pagamento. Se o seu processo de produção é longo, provavelmente ele aumentará, sendo assim,  a empresa precisará se preparar para o aumento do capital necessário disponível.

Controle de qualidade

Um desafio bastante comum no mercado de exportação vivido pelas PME é manter o padrão de qualidade para os produtos comercializados. Para isso é necessário investimento e implementação de programas de qualidade, dentro de processos normatizados e com tecnologia adequada.

Embalagem e transporte

As embalagens dos produtos e a logística para o atuar no mercado de exportação é considerada de forma geral, bastante complexa: o tempo de viagem é mais longo no comércio internacional do que no mercado doméstico e por isso, em muitos casos, é necessário usar embalagens de transporte reforçadas, etiquetadas de acordo com as necessidades dos clientes e normas do país de destino da mercadoria.

É importante enfatizar que as PME (pequenas e médias empresas) precisam fazer o cálculo correto de todos esses custos e preço de exportação dos produtos e produzi-los na quantidade correta para não ter perdas em seu orçamento.

Legislação do mercado-alvo

Conhecer a legislação e a burocracia do mercado-alvo é algo essencial para a execução das operações de comércio internacional. As PME interessadas em acessar mercados externos devem investir na capacitação ou contratar assessoria para auxiliar na elaboração e na execução de seu projeto de comércio exterior.

Mercado Internacional

É muito comum ao atuar em negócios internacionais. a contratação de agentes, trading companies ou comerciais exportadoras, muitas vezes, sem saber se esses intermediários estão a serviço dos importadores ou apenas de seus interesses próprios. Embora esses intermediários possam ser excelentes alternativas para para se iniciar um processo de comércio exterior, é necessário que o trabalho seja conjunto e que o gestor se envolva e tenha interesse em conhecer seus clientes e em entender claramente o mercado de destino de seus produtos e serviços.

Promoção comercial

O desenvolvimento das ações de promoção comercial é fundamental para as empresas que pretendem conquistar novos mercados, e principalmente se firmarem frente aos concorrentes. O custo para  promoção comercial no exterior muitas vezes é considerado alto e acaba em segundo plano no planejamento das PME. Em troca de pedidos mais fáceis, muitas PME abrem mão de sua própria marca para vender com a marca dos clientes. Essa escolha aumenta a probabilidade de serem substituídas e esquecidas dentro do mercado.

Além de todos esses desafios listados acima, atuar no comércio exterior implica em investimento, cujo retorno é de longo prazo. No site da Siscomex – Sistema de Comércio Exterior do Governo Federal, você terá importantes informações e abordagens sobre diversos assuntos relevantes para o exportador de acordo com seu grau de interesse. 

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