Exportação de gemas: principais estatísticas
O Brasil possui uma riqueza notável em recursos naturais, desde os tempos da colonização portuguesa. Iniciou-se no ciclo do ouro e atualmente está presente na exportação de uma variedade enorme de pedras preciosas.
As pedras preciosas, conhecidas no mercado de exportação como gemas, são minerais que quando lapidados e polidos ganham valor comercial e admiração de muitos colecionadores. Neste artigo vamos apresentar as principais estatísticas do mercado brasileiro para exportação de gemas ou pedras preciosas, e quais são as principais regiões em Minas Gerais que se destacam no mercado de exportação.
Crescimento do Mercado de Gemas
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) em 2021, o mercado brasileiro de jóias teve um crescimento de 20% em seu faturamento, arrecadando um total de US$4,5 bilhões. Para o Instituto, a expectativa de crescimento do mercado de gemas para o ano de 2022 seria de 10 a 15% nas vendas.
Segundo dados do ComexVis, plataforma do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), as exportações de jóias, ourivesaria e seus artigos movimentaram um total de US $146,38 milhões em 2021 e as importações desse segmento totalizaram US $64,46 milhões. O país para onde o Brasil mais exportou joias no ano passado foi a Alemanha, destino de US $69,5 milhões em produtos do setor em 2021, seguido dos Estados Unidos, para onde foram vendidos US $40,7 milhões em itens de jóias e ourivesaria no ano passado.
O estudo destaca que os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais foram os que mais exportaram joias em 2021. Ainda de acordo com a plataforma ComexVis, que disponibiliza dados da movimentação de comércio exterior brasileiro em todas as categorias de produtos, os estados citados estão presentes.
Minas Gerais: Teófilo Otoni a capital mundial das pedras preciosas
A cidade de Teófilo Otoni é conhecida no mercado brasileiro de gemas como a capital das pedras preciosas. A cidade está localizada no conhecido centro da “Província Gemológica Oriental Brasileira” no nordeste do Estado de Minas Gerais, sendo o principal centro comercial da região e destino obrigatório de todas as pedras preciosas exploradas e lapidadas nos garimpos da região.
As gemas são extraídas do subsolo em uma ampla área da Província Gemológica, que se estende por toda região Leste de Minas Gerais, Oeste do Espírito Santo e Sul da Bahia. As gemas extraídas em toda essa região, são direcionadas para Teófilo Otoni, que é também o maior pólo de lapidação e comércio de pedras preciosas da América do Sul. A região conta com cerca de 250 pequenas empresas, 90 a 120 garimpos (legais e ilegais), 360 lapidações, em sua maioria não regulamentada. O comércio de Gemas e Jóias conta com atravessadores e comerciantes concentrados na cidade de Teófilo Otoni.
Um dos eventos de destaque para a comercialização é a FIPP – Feira Internacional de Pedras Preciosas de Teófilo Otoni, que é realizada anualmente na cidade de Teófilo Otoni através da parceria entre a GEA – Associação dos Comerciantes e Exportadores de Gemas e Joias do Brasil e a Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni. Entre os produtos em exposição e comercialização, destacam-se as pedras preciosas brutas e lapidadas. Na FIPP pode-se encontrar belos exemplares de berilos, águas marinhas, citrinos, rutílios, topázios, esmeraldas, crisoberilo, turmalina, quartzos, espodumênio, opala, calcita, dentre outras, além de espécies para colecionadores, joias, artesanato mineral, máquinas, equipamentos, serviços, órgãos oficiais, etc.
Rica em minerais de valor gemológico, na Província Gemológica Oriental do Brasil pode se encontrar ainda a alexandrita, água marinha, quartzo rosa, ametista, granada, brasilianita, topázio, berilo, kunzita, crisoberilo, safira, coridon, andaluzita, citrino, prasiolita, dendrita, lodolita, e rutílio. Há também ocorrências de diamante, ouro, calcário, grafite e granito.
Você quer conhecer como é feita a importação de pedras preciosas? Acesse nosso site e conheça a melhor maneira de fazer a importação de pedras preciosas e a excelência do nosso trabalho realizado há mais de 40 anos!