Sua empresa já conhece as etapas para entrar para o comércio exterior? No blog do site da Transport já apresentamos soluções para que você entenda o desenvolvimento do processo no setor de comércio exterior e as melhores práticas para internacionalizar sua empresa. No blog de hoje, vamos falar sobre as principais inovações percebidas no Despacho Aduaneiro nos últimos anos.
Despacho Aduaneiro
Já vimos aqui qual é o papel do despachante aduaneiro na exportação e importação. Mas você já parou para pensar no significado da palavra despacho? Na internet, encontramos as seguintes definições: “diz-se de ou pessoa que tem por ofício desembaraçar negócios, pagar fretes, direitos, despachar cargas, mercadorias etc.” Daí já podemos perceber a importância do despachante aduaneiro no processo e trâmite de importação e exportação. Ele é responsável por desembaraçar toda a documentação necessária para o andamento da importação Portanto, podemos dizer que a função principal do Despachante Aduaneiro é a formulação, organização e execução de todo o processo alfandegário.
O despachante também precisa ter todo o conhecimento do mercado, dos processos e burocracias necessárias para que todas as etapas de importação e exportação ocorram de acordo com as normas e legislações vigentes, sem problemas legais.
Inovações: Despacho Aduaneiro
Para atuar no Despacho Aduaneiro, é fundamental que o agente busque conhecimento constante para implementação das mudanças ligadas a tecnologia. Inicialmente, como já vimos aqui, o seu papel era limitado a fazer os “desembaraços” e realizar a burocracia que a empresa não desejava resolver. Hoje em dia, os softwares de gestão e automatização dos processos potencializam a atuação deste profissional no mercado de consultoria aduaneira.
Atento às inovações tecnológicas em torno do Despacho Aduaneiro, os profissionais podem se atualizar e se tornarem um consultor de processos de importação. Prevendo futuros problemas e resolvendo os gargalos da operação interna do cliente. Consequentemente, para quem enxerga oportunidades, a tecnologia é considerada um elo fundamental de otimização entre o despachante aduaneiro e o cliente.
Tecnologias Indispensáveis no Despacho Aduaneiro
Quando observamos todo esse avanço tecnológico, podemos destacar três pontos importantes que envolvem as mudanças no Despacho Aduaneiro:
Armazenamento em nuvem
Esse é um dos primeiros pontos de destaque! Essa modalidade facilita o armazenamento de dados e elimina a necessidade de manter um servidor local. O armazenamento em nuvem é considerado uma estratégia de otimização pois integra todas as equipes envolvidas no processo, que podem acessar os dados e atualizar o trabalho continuamente.
Atividades Robotizadas
A robotização dos processos de importação são consideradas ferramentas que otimizam o fluxo de trabalho, elimina retrabalho, economizam recursos e possibilitam maior credibilidade no desenvolvimento do trabalho do despachante aduaneiro.
Sistema ERP integrado ao SISCOMEX
O SISCOMEX é um instrumento administrativo que integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior. Instituído pelo Governo Federal a partir do Decreto nº 660, de 25 de setembro de 1992, constituiu extraordinário avanço, ao informatizar os controles existentes, que eram realizados por meio de declarações em papel, carimbos e assinaturas.
Para facilitar o trabalho do despacho aduaneiro é essencial que o sistema de gestão utilizado pela empresa esteja totalmente integrado ao SISCOMEX. O maior objetivo dessa integração é incorrer em possíveis erros perigosos e de desperdiçar recursos, que podem inviabilizar a nacionalização da mercadoria em função de inconformidades operacionais.
Vale salientar que, utilizar a tecnologia no processo de importação é essencial para garantir a sustentabilidade e o contínuo desenvolvimento de qualquer negócio!
Você ficou interessado e quer saber mais sobre o processo de importação? Acesse o site da Transport e conheça todas as facilidades para fazer o processo de exportação e importação do seu negócio.