A negociação internacional é considerada a primeira etapa da comercialização de bens e serviços dentro do comércio exterior. Para que essa etapa aconteça é necessário conhecimento acerca do comércio exterior para a criação de uma nova fase da  sua empresa, que está em busca da internacionalização do produto e/ou negócio.

Para muitos, abrir os caminhos para a importação dentro da sua empresa é obter conhecimentos para novos planejamentos e estruturas. Colocar em prática a demanda de internacionalização exige uma adaptação sobre o mercado de atuação e sobre a negociação internacional. 

A importância de saber negociar no Mercado Internacional

A importância de conhecer a negociação internacional para entrar no mercado de comércio exterior é um dos fatores essenciais para o sucesso da negociação e, finalmente, da importação. Independente do lucro da sua empresa, segmento ou tamanho, qualquer negócio pode ser internacionalizado com o comércio do seu produto. No entanto, é importante que a empresa saiba negociar adequadamente com seu cliente, e tenha clareza dos objetivos e vantagens junto à exportação.

Como em qualquer negociação, o maior objetivo em realizar a negociação internacional é encontrar a satisfação de todas as partes envolvidas no processo comercial e logístico de operações de exportação e importação. Todos os profissionais envolvidos devem conhecer e estar preparados para negociar prazos, valores e taxas com o fornecedor e clientes, possibilitando a utilização adequada dos custos e lucros que sua empresa deverá alcançar.

Alguns pontos importantes que devem ser observados para que sua empresa entre no mercado internacional: 

  • Conhecer a cultura local: Para iniciar sua negociação no mercado internacional, é necessário que sua empresa faça um estudo e tenha domínio sobre o país alvo da importação, buscando pontos de encontro entre sua cultura e a do outro país. Costumes, tradições, culinária, população e religião devem ser observados. Conhecer o público alvo do seu mercado pode ser um grande aliado para aceitação do produto.
  • Relações de parcerias, solidez e confiança: Podemos dizer que é através das parcerias que surgem oportunidades de negociação. Para tanto, é necessário conhecer se a cultura dos países, principalmente asiáticos, pode agregar valor e continuidade ao relacionamento com novos mercados. Outro ponto de destaque é manter solidez e constância nas relações de compra e venda. Nesses casos, essas relações favorecem negociações e podem gerar venda e compra de produtos com periodicidade.

Vale salientar que, para a consolidação da marca em mercados internacionais/ exportação, várias culturas, que representam potenciais clientes, valorizam visitas comerciais em eventos e feiras.

  • Qualidade dos produtos e serviços: Um dos desafios que o Brasil possui na internacionalização é a competição dos produtos em nível global. Muitos países conseguem atingir preços mais competitivos! O Brasil se destaca por adaptar-se facilmente às exigências internacionais de produtos ou serviços de acordo com a cultura, mas não podemos esquecer a importância em oferecer qualidade nos produtos e serviços para que haja fidelidade de seu cliente ou vendedor com a empresa. Em casos de exportação de produtos, as amostras enviadas devem ser idênticas ao produto que será enviado futuramente.
  • Orçamento para negociação internacional: Ao chegar nesse momento, sua empresa possivelmente já percorreu por todos os itens abordados anteriormente. Para obter sucesso ao final do processo de negociação e venda internacional, alguns pontos devem ser analisados para definição do orçamento: o custo do produto, definição de preço e taxa de câmbio. 

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