Segundo o site Motor Intelligence  as vendas do comércio eletrónico na América Latina registaram 85 mil milhões de dólares em vendas de comércio eletrônico em 2021, um aumento de 25% em relação aos 68 mil milhões de dólares em 2020. O mercado indiano de comércio eletrónico deverá crescer para 111,4 mil milhões de dólares até 2025, acima dos 46,2 mil milhões de dólares em 2020. 

Observando a crescente busca por entregas expressas e o aumento de encomendas vindas de diversos lugares do mundo, a demanda do ecommerce internacional aumentou e várias empresas estão buscando alternativas para suprir as necessidade dos consumidores e do mercado. 

Uma das alternativas buscadas é o frete courier! Courier é uma modalidade de transporte e entrega de encomendas com agilidade e rapidez. Em geral a empresa especializada em courier é responsável pela coleta da mercadoria no exportador, transporte internacional, liberação aduaneira e entrega ao importador.

Acompanhe nosso artigo e saiba detalhes de como funciona o frete Courier.

Saiba mais sobre Ecommerce!

Como funciona o frete Courier?

O courier é um serviço especializado de remessa expressa de pacotes, documentos, mercadorias de alto valor agregado, produtos sensíveis ao tempo, remessas internacionais. O serviço de courier se destaca pela agilidade e eficiência na entrega de mercadorias. 

A empresa que trabalha com courier precisa ser habilitada pela Receita Federal e é responsável pela coleta das mercadorias no exportador, além do transporte, liberação aduaneira e entrega ao importador. O frete courier é permitido para cargas de valor aduaneiro até US 3 mil. Vale salientar, que o valor do frete entra nessa quantia que não pode ser ultrapassada.  

Para executar o courier são utilizados diferentes tipos de transporte como: aviões e caminhões. Outro ponto de destaque dentro do transporte de mercadorias são os centros de distribuição que em geral são estrategicamente localizados para otimizar o trajeto e garantir que os pacotes cheguem aos seus destinos de forma eficiente.

Veja agora alguns exemplos de produtos que não podem ser transportados via empresas de courier: carga IMO (carga perigosa – explosivos, gases, líquidos e sólidos inflamáveis, etc), armas de fogo, cigarro ou bebidas alcoólicas.

Frete courier de Empresas de Médio Porte

Se sua empresa é de médio porte, para utilizar o frete courier é preciso descrever  precisamente a quantidade de mercadorias importadas. Esse dado serve para prestar contas para a Receita Federal. 

Transport: Serviços Internacionais

Com uma experiência de 10 anos em despacho aduaneiro em Belo Horizonte, a Transport iniciou suas atividades com agenciamento de cargas aéreas, sendo uma das empresas pioneiras no ramo em Minas Gerais.

Posteriormente, identificou-se a necessidade de atender outras demandas, como por exemplo: clientes de remessas expressas, o que nos proporcionou a expansão de sua área de atuação. Atualmente, promovemos soluções em exportação, importação e agenciamento de logística porta a porta, tendo como um de nossos pontos fortes o despacho aduaneiro.
Os serviços para exportação de mercadoria são nossa especialidade! Acesse nosso site e saiba mais sobre comércio exterior, transporte de mercadorias: exportação e importação.