Segundo dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia, as exportações brasileiras alcançaram a cifra de US $28,95 bilhões no mês de setembro de 2022, um crescimento de 18,8% em comparação com mesmo mês do ano de 2020. Já as importações somaram US$ 24,96 bilhões, um crescimento de 24,9% maior do que no mesmo mês do ano de 2021. Com esse resultado, as exportações superaram as importações em US $3,99 bilhões, o que significa que houve superávit. A soma das vendas e das compras no mercado internacional, chamada de corrente de comércio, aumentou 21,5% em setembro e chegou a US $53,91 bilhões. 

Ainda, segundo a Secex, no acumulado do ano (janeiro/setembro 2022), as exportações somaram US $253,84 bilhões, apresentando um crescimento de 18,4% em comparação com os primeiros nove meses do ano de 2021. No mesmo período, as importações cresceram 30,6% e totalizaram US $205,97 bilhões. Com isso, a balança comercial brasileira apresentou superávit de US $47,87 bilhões, queda de 15,6% em relação aos meses de janeiro a setembro de 2022. Já a corrente de comércio registrou aumento de 23,6%, atingindo US $459,81 bilhões. 

Observando todo esse crescimento das importações e exportações no ano de 2022, sua empresa pode estar perdendo grandes oportunidades de exportar seus produtos. No BLOG de hoje, vamos explicar como funciona o câmbio utilizado na exportação e quais as oportunidades de ganhos ao exportar seus produtos.

O que é câmbio?

O câmbio na exportação é o valor da moeda utilizado em uma operação de exportação. Mas como é definida a taxa de câmbio de exportação de um produto?  A taxa de câmbio é definida de acordo com o valor de uma moeda estrangeira em comparação à moeda nacional. Essa taxa pode sofrer variações de acordo com a sua aplicação, como a taxa de compra e venda – valores que a instituição paga ao comprar e vender moedas, por exemplo. 

Podemos dizer então que o câmbio na exportação é a conversão dos valores a serem recebidos em moeda estrangeira para o real. Atualmente, nossa moeda, o real, está desvalorizada o que propicia o aumento das exportações conforme constatado pelo Secex no ano de 2022.

Como fazer o fechamento de câmbio na exportação e na importação

Para fazer o fechamento de câmbio para a exportação, é necessário que a empresa tenha cadastro em uma agência financeira autorizada pelo BACEN (Banco Central do Brasil) para fazer a operação. Os documentos necessários para fazer o cadastro são: cópia do contrato social ou estatuto da empresa, comprovante de endereço e do último balanço do negócio.

Cadastro finalizado? A empresa deve levar ao agente autorizado os documentos solicitados para pedir a remessa, no caso de importação, ou recebimento, no caso de exportação, dos valores negociados com o fornecedor ou cliente. Esses documentos variam conforme o prazo de pagamento combinado entre as duas partes.

Com a conferência dos documentos relacionados à transação, e a negociação da taxa de câmbio, é hora de firmar o contrato de câmbio com todas as informações referentes à exportação ou importação para, em seguida, ocorrer o débito ou o crédito do valor negociado entre as partes. Esse dinheiro, então, é convertido para a moeda do país de destino — esta ação é o fechamento de câmbio em si.

A transação é concluída após a liquidação de câmbio, ou seja, quando o valor da transação chega na conta da empresa exportadora ou importadora. Neste momento, a instituição responsável pela operação emite o código Swift, que identifica a transferência internacional de dinheiro.

É interessante lembrar que a legislação brasileira permite que o recurso de exportação fique no exterior, isto é, a empresa não é obrigada a trazer o valor obtido com a exportação ao Brasil. Para isso, porém, é necessário que o titular da negociação tenha conta bancária em uma instituição estrangeira.

Exportação: benefícios para sua empresa

Quando uma empresa torna-se exportadora de seus produtos, de forma geral, sua imagem muda no mercado. Sua marca passa a ser uma referência em relação à concorrência, e na maioria dos casos a empresa passa a ser vista como uma empresa que oferece produtos de qualidade.

É possível observar que quando uma empresa passa a exportar ela obtém melhoras significativas, tanto dentro da empresa propiciando novos padrões gerenciais, novas tecnologias, novas formas de gestão, qualificação da mão de obra, fortalecendo a sua marca, quanto fora com melhoria da imagem: frente a clientes, fornecedores e concorrentes. Gostou desse artigo? Quer saber mais sobre exportação e importação? Então, acompanhe os conteúdos do nosso BLOG e entenda mais sobre o assunto. Se você quer saber como exportar os produtos da sua empresa, entre em contato com a TRANSPORT, nós podemos te ajudar!