O ano novo já começou e no blog da Transport de hoje, vamos apresentar as principais tendências para o comércio exterior para o ano de 2024.
O ano de 2023 para o Comércio Exterior
Quando falamos de tendências para o Comércio Exterior, observamos a necessidade de estarmos sempre atualizados com as novidades do mercado internacional, que trazem importantes informações que auxiliam no planejamento estratégico das empresas e na tomada de decisões para a exportação e importação.
Para abordar o tema tendências, é importante entender os últimos acontecimentos no mundo e que devem influenciar diretamente o próximo anos. Veja os pontos mais importantes que observamos ao longo de 2023: os bons resultados e os principais pontos de atenção.
Impactos da Guerra
Os impactos da guerra e os diversos conflitos políticos vivenciados pelo mundo, foram os principais desafios de 2023. No entanto, segundo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o comércio exterior brasileiro fechou 2023 batendo recorde histórico de exportação, com saldo comercial próximo dos US$ 100 bilhões e aumento no número de empresas exportadoras.
Os números consolidados da balança comercial do ano passado foram divulgados no último dia 5/01. Em 2023, as exportações alcançaram US$ 339,67 bilhões, resultado inédito para o país, superando em 1,7% os números de 2022. Constatou-se ainda, segundo o ministério, que o volume exportado cresceu 8,7%, ao passo que os preços caíram 6,3%.
ESG e Economia Verde
Os critérios ambientais, sociais e de governança (ESG) estão ganhando cada vez mais importância no mundo. A cada ano, somos convidados a evoluir e transformar o mundo em que vivemos, cultivando a economia verde. Ao longo de 2023 esses critérios entraram em alta.
Impactos da PEC da Reforma Tributária
Um impacto de destaque em 2023 é a aprovação da Reforma Tributária que apresenta uma série de alterações na legislação tributária brasileira, que podem impactar o comércio exterior.
Comércio Exterior: Tendências para 2024
O principais pontos de atenção observados para as tendências do comércio exterior em 2024 são:
01) Reforma Tributária: A nova reforma fiscal prevê a criação de três tipos de impostos denominados Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), sob administração dos Estados e Municípios; e o Imposto Seletivo (IS), que incidirá sobre produtos prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente. Os novos impostos visam simplificar o sistema tributário atual, substituindo as regras atuais de ICMS e ISS, e com isso, simplificar o sistema de exportação.
02) Acordos Internacionais: Uma tendência importante para 2024 é a expectativa pela criação de novos acordos comerciais entre o Mercosul e a União Européia, que devem expandir e abrir portas para novos negócios. Destaque para a participação do Brasil nos BRICS, criando novas oportunidades de mercados.
03) Práticas ESG é uma tendência que está ganhando força no mundo todo. As empresas que se anteciparem a essa tendência estarão mais bem posicionadas para aproveitar as oportunidades do futuro.
04) E-commerce: As empresas devem estar atentas às oportunidades como: o crescimento do e-commerce e a expansão da sustentabilidade. Para tanto, é importante investir em tecnologia, desenvolver novos produtos e serviços, buscar novos mercados e parceiros comerciais. As empresas devem buscar também, soluções tecnológicas, para automatizar processos, melhorar a eficiência e reduzir custos.
05) Treinamento: Outro ponto de destaque é o treinamento e investimento na formação de gestores e funcionários. Todos deve estar preparados para construir relacionamentos confiáveis com os clientes e soluções junto a fornecedores e parceiros.
As empresas devem estar preparadas para lidar com os desafios que moldam o cenário do comércio global. Isso inclui a diversificação dos mercados, a negociação de contratos com preços flexíveis e o desenvolvimento de estratégias de trade compliance eficazes.Está pensando em ampliar sua empresa e exportar seus produtos? Fale com a gente! A Transport está pronta para atender a demanda de comércio internacional do seu negócio.