O regime fiscal MEI foi criado para facilitar a prestação de serviços em atividades específicas e deve contar com um limite de faturamento R$81.000,00 (oitenta e um mil reais) para vendas no país. A constituição de uma MEI, assim como, o sistema de tributação desse tipo de empresa são simplificados, o que a torna um grande atrativo para empreendedores que querem se regularizar e crescer com seus negócios realizando a venda de seus produtos no exterior. 

Por se tratar de uma empresa que utiliza os limites de faturamento e com atividades predeterminadas pela legislação, muitos empreendedores têm dúvidas se podem atuar no comércio exterior, promovendo exportações. 

Leia no Blog da Transport de hoje quais as possibilidades de uma MEI ser exportadora. Fique por dentro também da melhor forma de comercializar seus produtos para exportação.

MEI: Planejando a exportação de produtos

Se você está planejando expandir seu negócio e vê a possibilidade de exportar seus produtos, veja alguns pontos importantes para o planejamento da sua MEI no comércio exterior:

  • Faça uma pesquisa sobre os produtos que você vai oferecer e se é necessário que seu produto se adapte dentro das normas e regras do Mercado Internacional;
  • Seu produto tem algum diferencial? Alguns produtos podem não estar aptos para os consumidores no mercado internacional. Faça uma análise sobre a aceitação do seu produto no mercado exterior, e veja se existem possibilidades de ganhar novos mercados;
  • Faça um estudo da capacidade de exportação do seus produtos: controle da produção, potencialidades e os pontos de melhoria do seu negócio. 

O que um pequeno empreendedor precisa para exportar? 

Para realizar as operações internacionais, de forma legal e segura, uma MEI deve seguir os procedimentos exigidos pela Secretaria da Receita Federal do Brasil. Você sabe quais são os principais documentos e procedimentos que uma MEI deve organizar para criar a oportunidade de exportar seus produtos?

Para uma MEI exportar seus produtos é necessário estar habilitado junto ao Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX), vinculado à Secretaria de Comércio Exterior.

O Sistema SISCOMEX é responsável por registrar e controlar as transações realizadas no comércio exterior. Para ser habilitado, é preciso efetuar o cadastro no RADAR do SISCOMEX na modalidade limitada e na área de atuação do MEI. O objeto social da MEI deve apresentar a modalidade de importação ou exportação e quais os produtos o empreendedor deseja negociar no comércio exterior.

Uma MEI pode realizar importação ou exportação de produtos e serviços e atuar no comércio exterior. No entanto, é necessário que a mercadoria seja vendida no varejo ao consumidor final. 

ATENÇÃO: é preciso emitir nota fiscal corretamente quando realizar qualquer tipo de exportação de produtos e serviços do Brasil para outros países. No site, tem o Manual de Habilitação no Siscomex com todas as informações e passo a passo para o MEI seguir.

Saiba mais sobre: Quais os 5 documentos essenciais para exportação?

Conheça a Transport

Enfatizamos que o trabalho realizado com profissionalismo, propicia o aspecto sério e organizado da empresa exportadora, transparecendo o bom negócio desenvolvido por uma MEI. Uma das principais possibilidades atuais de exportar utilizando uma MEI é utilizando o mercado eletrônico ou e-commerce.
A Transport pode auxiliar nesse processo de vendas e exportação. Disponibilizamos serviços de agenciamento de cargas aéreas, identificando as possíveis demandas e necessidades do nosso cliente. Apresentamos sempre as melhores soluções em exportação, importação e agenciamento de logística porta a porta, tendo como um de nossos pontos fortes o despacho aduaneiro.Acompanhando nosso blog, você poderá conhecer todas as informações sobre exportação e importação de produtos e-commerce. Acesse nosso site e faça contato com a Transport.