No artigo de hoje iremos falar sobre todas as etapas do comércio exterior. Desde as etapas iniciais, para você que deseja iniciar o processo de importação ou exportação, até as etapas que já fazem parte do dia a dia das empresas que já estão atuando no setor de comércio exterior.

Tenha uma boa leitura e acompanhe todas as novidades sobre comércio exterior acessando nosso blog!

Negociação internacional

A negociação internacional é considerada a primeira etapa da comercialização de bens e serviços dentro do comércio exterior. Para que essa etapa aconteça é necessário conhecimento acerca do comércio exterior para a criação de uma nova fase da  sua empresa, que está em busca da internacionalização do produto e/ou negócio. 

Como em qualquer negociação, o maior objetivo em realizar a negociação internacional é encontrar a satisfação de todas as partes envolvidas no processo comercial e logístico de operações de exportação e importação. Todos os profissionais envolvidos devem conhecer e estar preparados para negociar prazos, valores e taxas com o fornecedor e clientes, possibilitando a utilização adequada dos custos e lucros que sua empresa deverá alcançar.

Processo de exportação brasileiro

Para que sua empresa entre no mercado de exportação, é necessário que ela esteja legalmente constituída e registrada nos órgãos competentes do governo. É fundamental que a empresa tenha desenvolvido uma gestão profissional e assim se preparar para todos os desafios.

Os documentos exigidos pela legislação brasileira são: 

  • A nota fiscal: que deve acompanhar o produto até o momento que a mercadoria deixa a fronteira do país.
  • O comprovante de exportação: documento emitido pela Receita Federal para comprovar o embarque da mercadoria. Esse documento pode ser dispensado quando a carga não possui valor comercial ou possui valor comercial reduzido, abaixo de 5 mil dólares americanos.
  • O contrato de câmbio: documento digital emitido pelo banco formalizando a conversão da moeda estrangeira utilizada na transação internacional em moeda corrente, isto é: em reais.

Conheça os detalhes dos tipos de exportação brasileiros, acesse:Como funciona o processo de exportação brasileiro?

Despacho aduaneiro de exportação

Com a inserção e grande participação do Brasil no comércio exterior, a necessidade de atenção aos processos burocráticos ficou ainda maior. Um dos processos fundamentais para isso é o despacho aduaneiro. É nela que há a verificação dos documentos e outros tipos de análises, pagamento de tributos necessários conforme a legislação vigente. 

De acordo com as informações da Receita Federal, o despacho é o procedimento fiscal realizado para qualquer carga e mercadoria que é proveniente ou destinada para outro país e com o objetivo de verificar se todos os documentos declarados estão regulares e de acordo com a natureza do bem transportado. 

Conheça em detalhes as etapas do despacho aduaneiro e a importância de cada uma.

O papel do despachante aduaneiro na exportação e importação

O despachante aduaneiro é o encarregado de apresentar à Alfândega toda a documentação necessária para os processos de exportação e importação. Ademais, ele  deve estar sempre atento a todas as normas tributárias que estão relacionadas ao despacho aduaneiro.

Conheça os detalhes mais importantes sobre o papel do despachante aduaneiro na exportação e importação acessando: Você sabe qual é o papel do despachante aduaneiro na exportação e importação?

Câmbio para exportação

O câmbio na exportação é o valor da moeda utilizado em uma operação de exportação. Mas como é definida a taxa de câmbio de exportação de um produto?  A taxa de câmbio é definida de acordo com o valor de uma moeda estrangeira em comparação à moeda nacional. Essa taxa pode sofrer variações de acordo com a sua aplicação, como a taxa de compra e venda – valores que a instituição paga ao comprar e vender moedas, por exemplo. 

Podemos dizer então que o câmbio na exportação é a conversão dos valores a serem recebidos em moeda estrangeira para o real. Atualmente, nossa moeda, o real, está desvalorizada o que propicia o aumento das exportações conforme constatado pelo Secex no ano de 2022.

Veja agora como calcular o câmbio exportação, acesse: Como funciona o câmbio para exportação?

Sistema Harmonizado

Sistema Harmonizado (SH): essa sigla foi criada para descrição e codificação de mercadorias e sua classificação existe como regra base para garantir o padrão que envolve os produtos que estão sendo comercializados e ou exportados.

De acordo com o Siscomex o “Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias”, ou simplesmente “Sistema Harmonizado” foi introduzido em 1985. O objetivo era a criação de um sistema único mundial de designação e de codificação de mercadorias, para ser utilizado na elaboração das tarifas de direitos aduaneiros e de frete, para o estabelecimento de estatísticas do comércio de importação e de exportação, de produção e dos diferentes meios de transporte de mercadorias, entre outras aplicações.

Quer saber mais sobre a composição do Sistema de Harmonizado?  Acesse: O que é Sistema Harmonizado (SH).

Operador Econômico Autorizado (OEA) 

O Operador Econômico Autorizado (OEA) é um parceiro estratégico da Receita Federal. Para obter essa certificação o operador deve comprovar o cumprimento e conhecimento de todos os requisitos e critérios do Programa OEA. Desta forma, o operador será classificado de baixo risco, confiável e, por conseguinte, terá os benefícios oferecidos pela Aduana Brasileira, relacionados à maior agilidade e previsibilidade de suas cargas nos fluxos do comércio internacional. 

Romaneio / Packing List o que é?

O Romaneio de Carga ou Packing List – PL é definido pela Receita Federal do Brasil como um documento que discrimina todos os componentes de uma carga a ser exportada. O romaneio tem como objetivo de descrever detalhadamente a disposição do volume, facilitando a identificação e localização dos produtos dentro de um lote, além de facilitar a conferência e fiscalização no momento do embarque e desembarque.

Saiba mais detalhes: Romaneio/ Packing List

Transport Serviços Internacionais

A Transport atua há mais de 40 anos na área de despacho aduaneiro em Belo Horizonte. Iniciamos nossas atividades com agenciamento de cargas aéreas, sendo uma das empresas pioneiras no ramo em Minas Gerais. 

Atualmente, atuamos provendo soluções em exportação, importação e agenciamento de logística porta a porta, tendo como um de nossos pontos fortes o despacho aduaneiro. Quer exportar os produtos da sua empresa? Faça contato com a Transport!