Você está interessado em expandir a atuação da sua empresa exportando seus produtos para outros países? Se você não tem experiência na área de comércio exterior, a Transport pode lhe auxiliar sobre todo o processo de exportação. Conheça agora no nosso BLOG algumas dicas para exportar os produtos da sua empresa, suas vantagens e desvantagens.

Quais são os tipos de exportação?

Para iniciar o processo de exportação, é preciso conhecer as melhores opções para exportar seu produto. Os tipos de exportação são denominados como: exportação direta e exportação indireta. Entenda melhor abaixo o que é exportação direta e exportação indireta. 

Exportação Direta

A exportação direta é aquela realizada pelo próprio fabricante do produto, que é feita pelo exportador, diretamente ao comprador, o importador do produto. Nesse caso, o exportador não utiliza intermediários no processo. Na exportação direta  a empresa exportadora é a responsável por administrar todo o processo de exportação: desde o embarque, a logística e todos os detalhes comerciais e burocráticos da transação.

Você deve estar querendo saber quais seriam as vantagens para sua empresa realizar a exportação direta. Bom, podemos dizer que para esse tipo de exportação, existem vários incentivos fiscais que geram uma economia significativa para o exportador. Sendo assim, a empresa tem um aumento em sua margem de lucro e entra no mercado exterior de modo mais competitivo.

Destacamos que a grande maioria dos produtos, para a empresa que faz a exportação direta, é isenta de IPI (Imposto sobre produtos Industrializados) e sem incidência de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Para realizar a exportação direta a empresa exportadora deve estar organizada para realizar todo o controle de todo o processo de venda dos seus produtos, e ainda, conhecer e dominar todas as estratégias de marketing e distribuição do produto. Salientamos a importância de construir uma imagem no mercado exterior, depende de um contato direto com o cliente, para adequar as suas estratégias.

Entretanto, uma vez que a centralização de todo o processo está nas suas mãos, essas vantagens podem sair caro caso não se tenha conhecimento e experiência sobre exportação. Para garantir o processo de transação é recomendado que empresas estabeleçam um setor dentro da empresa, responsável pelo comércio exterior e com profissionais capacitados.

Exportação Indireta

Na exportação indireta, a transação comercial é realizada normalmente por uma Trading Company, que adquire os produtos da sua empresa, com o objetivo de exportar. Nesse caso, o relacionamento entre o fabricante e o comprador não é necessário.

Principal vantagem da exportação indireta: O exportador não precisa se preocupar com a busca por clientes ou estabelecer uma relação de confiança com os compradores! Isso é responsabilidade da empresa intermediária. Além disso, a transação segue as mesmas regras de importação direta no que diz respeito às tributações.

Dentro da exportação indireta, ainda existe uma outra alternativa para quem busca exportar: o consórcio de exportadores. Esse modelo estabelece relação entre empresas que se unem a fim de ampliar as suas exportações. Desse modo, as empresas conseguem diminuir os custos, já que os mesmos são divididos entre as empresas participantes do consórcio.

A exportação indireta permite que a empresa foque na sua área de expertise, produza e venda para uma terceira que já tem a experiência e a habilidade para a exportação. 

Saiba mais sobre: Negociação internacional: abrindo mercados para sua empresa

Qual o melhor tipo de exportação para sua empresa?

Mas como saber qual o melhor tipo de exportação para o produto da sua empresa? Para que você realize a exportação direta é necessário que sua empresa já esteja preparada e tenha conhecimento para vivenciar todas as etapas do processo de exportação. 

Mas, se sua empresa não tem experiência no setor de comércio exterior, o mais indicado é começar pelo processo de exportação indireta, pois é mais seguro e você encontrará mais facilidades contratando uma Trading Company, que irá auxiliar intermediando toda a operação. Por isso, é muito importante que você tenha clareza dos objetivos da sua empresa: Entender e planejar aonde você quer chegar irá ajudar a tomar as melhores decisões.

Com o objetivo de prestar serviços na intermediação de transportes internacionais e assessoria nos assuntos relacionados ao comércio exterior, a TRANSPORT vem consolidando sua posição no mercado pela qualidade em seu atendimento. Faça contato com a gente e abra as portas da sua empresa para o mundo!