Você está com dúvidas em estabelecer o preço de exportação dos produtos da sua empresa? Acompanhe o artigo do Blog da Transport, e conheça as melhores dicas sobre a formação do preço ideal para os seus produtos.
Definição de preços para produtos de exportação
O preço de exportação é o valor definido pela empresa para comercializar seus produtos ou serviços com os clientes internacionais. O cálculo do preço para um produto em exportação deve considerar alguns custos, em sua maioria diretos, e a margem de lucro da empresa para estabelecer suas tarifas.
Custos do preço de exportação:
- Custos indiretos: quais são os gastos relacionados ao produto (embalagem, frete, tributação, despacho aduaneiro e outros);
- Custos diretos: valores gastos para a produção e operação;
- Margem de lucro: cálculo do percentual do lucro nas operações.
A precificação para a exportação é um processo feito com base nos custos obrigatórios para chegar a um valor viável para a comercialização. Sendo assim, é um processo que exige atenção e cuidados para evitar perdas e manter a competitividade.
Como calcular os preços do seu produto para exportação?
O preço para o mercado interno é estabelecido, de forma geral, com base no custo de produção, impostos e outros fatores do mercado local, ocasionando diferenças no preço nacional, para o preço do produto para exportação.
Alguns impostos incidem apenas na venda para o mercado interno, enquanto outros serão exigidos apenas para a exportação, o que pode ocasionar uma diferença ao preço final entre os dois mercados. Da mesma forma, a logística considerará diferentes custos para os produtos que estão prontos para serem enviados para outros países.
É possível calcular o preço de exportação a partir dos custos de produção, agregando os custos necessários para a exportação ou, ainda, utilizar o valor praticado no mercado interno, reduzindo e/ou acrescentando os custos que serão excluídos ou agregados no processo de exportação. O site do Ministério da Economia disponibiliza um simulador de preço de exportação.
Atenção aos pontos de custos que podem variar na formação dos preços: Alternâncias no custo de produção, diferenças nas tarifas para exportar produtos (verificar os tributos nacionais e internacionais) e ainda as variáveis que podem estar relacionadas ao agenciamento da exportação.
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A Importância da Exportação
Enfatizamos que a exportação de produtos é um dos grandes responsáveis pela movimentação da nossa economia. Sua importância vai desde a promoção de empregos, possibilidade de novas rendas, atuação em novos mercados e à evolução do país no mercado internacional. Além disso, ajuda na qualificação técnica de pessoal, no crescimento da indústria e no ingresso de divisas.
A Transport pode auxiliar nesse processo de vendas e exportação. Disponibilizamos serviços de agenciamento de cargas aéreas, identificando as possíveis demandas e necessidades do nosso cliente. Apresentamos sempre as melhores soluções em exportação, importação e agenciamento de logística porta a porta, tendo como um de nossos pontos fortes o despacho aduaneiro.